ASSUNTO PRA CACHORRO

 

Cães Cosmonautas - Em preparação para mandar o homem ao espaço, o programa espacial soviético lançou uma série de satélites com cães "cosmonautas":

  1. Laika (Latidora) - 1957, Sputnik II; leia a história do primeiro ser vivo em órbita em Estátuas.
  2. Bars (Pantera) e Lisitchka (Raposinha) - 1960; foguete explodiu durante o lançamento.
  3. Belka (Esquilo) e Strelka (Pequena Flecha) - 1960, Sputnik V (Korabl-Sputnik-2); um Strelka e Belkadia no espaço. Acompanharam as cadelas um coelho, 42 camundongos, 2 ratos, moscas, plantas e fungos. Em 1961, Strelka teve 6 filhotes, um deles (Pushinka) foi dado por Nikita Khrushchov a Caroline, filha do Presidente norte-americano John F. Kennedy; a cadelinha teve que passar por uma inspeção para que se descartasse o perigo dela ser uma espiã... Os corpos das duas cadelas astronautas foram taxidermizados e atualmente estão no Memorial Museum of Astronautics em Moscou. Strelka faz parte de uma exposição itinerante que já visitou diversos países, entre eles Estados Unidos, China, Austrália, Israel.
  4. Ptchelka (Abelhinha) e Muchka (Mosquinha) - 1960, Korabl-Sputnik-3 (Sputnik VI); o satélite desitengrou-se durante a reentrada na atmosfera terrestre.
  5. Tchernouchka (Pretinha) - 1961, Korabl-Sputnik-4 (Sputnik IX); acompanharam a cadelinha um boneco (batizado de Ivan Ivanovich), um camundongo e um porquinho-da-índia.
  6. Zvezdotchka (Estrelinha) - 1961, Korabl-Sputnik-5 (Sputnik X); acompanhada de um boneco de madeira.  Veja mais em Estátuas
  7. Veterok (Ventinho) e Ugolyok (Carvãozinho) - 1966, Cosmos 110; ficaram no espaço 22 dias, recorde quebrado por humanos somente em 1973 (Skylab 2).


Os soviéticos preferiam usar cães nesses voos experimentais porque eles suportam com mais facilidade longos períodos de inatividade; também preferiam cadelas, por elas serem mais dóceis e porque o traje espacial projetado tinha um sistema de coleta de urina e fezes que só funcionava com fêmeas. Antes dos voos orbitais, a União Soviética já vinha usando cães em voos de altitude elevada.

Os heroicos cães cosmonautas foram homenageados na União Soviética com selos comemorativos.


Cão de Pompéia - A cidade italiana de Pompéia foi destruída por uma erupção violenta do Monte Vesúvio no ano 79 DC; muitos de seus habitantes não tiveram tempo de fugir e acabaram sepultados por depósitos vulcânicos Em 1748, quando os escombros da cidade começaram a ser escavados, arqueólogos descobriram sob as cinzas espaços vazios no formato de corpos de pessoas e animais, mostrando exatamente a atividade à que se dedicavam na hora de suas mortes.

Estes vazios foram preenchidos com gesso e podem ser vistos no Museo Archeologico Nazionale di Napoli um dos personagens desta tragédia é um cachorro.

FOTO


Cemitérios de Animais - O mais famoso (e primeiro) é o Cimetière des Chien, inaugurado em 1899 em Asnières, localidade próxima a Paris. Em 1987, o governo francês declarou o local monumento histórico; apesar do nome ("cemitério de cães") estão enterrados lá cavalos, peixes, gatos e até mesmo um leão, que pertenceu a co-fundadora do local, a atriz e feminista Marguerite Durand. Rin Tin Tin  e o famoso Barry vom Grossen St. Bernard estão enterrados em Asnières.

Curiosidade o portão do Passeio Público de Curitiba é uma réplica exata do portão do cemitério canino francês:

AsnièresPasseio Público
        Asnières                          Passeio Público

Cemitérios (e crematórios) no Brasil:

Cemitério de Animais Arca de Noé - Serra-ES
Cemitério de Animais Jardim do Amigo - Santo Amaro-BA
Cemitério de Animais Jardim do Bom Amigo - Colombo-PR
Cemitério dos Animais A Reviver - Betim-MG
Cemitério Parque de Animais Paraíso do Amigo - Piracicaba-SP
Clube Pet Memorial - São Bernardo do Campo-SP
Crematorium Pet - Pinhais-PR
Dog's e Cat's - Goiânia-GO
Jardim do Amigo Itapevi-SP
Pet Crematório Caminho dos Animais
- Balneário Camboriú-SC
Pet World Crematório de Animais - Colombo-PR
Pet's Garden Cemitério e Crematório de Animais -  Rio de Janeiro-RJ



Cemitérios pelo mundo:

Aspin Hill Memorial Park - Wheaton, Maryland, Estados Unidos
Cimetière des Chiens - Asnières-sur-Seine, França
Desert View Pet Cemetery - Victorville, Califórnia, Estados Unidos
Garden of Love Pet Memorial Park - Micanopy, Flórida, Estados Unidos
Hartsdale Pet Cemetery and Crematory - Hartsdale, Nova Iorque, Estados Unidos
Paw Print Pet Cemetery & Crematory - West Chicago, Illinois, Estados Unidos
Pet Haven Cemetery - Gardena, Califórnia, estados Unidos
Pet Haven Cemetery - Punta Gorda, Flórida, Estados Unidos
Pet Haven Cemetery - Syracuse, Nova Iorque, Estados Unidos
Rolling Acres Pet Cemetery - Troy, Nova Iorque, Estados Unidos



Comerciais de TV - Os caninos são muito charmosos e portanto bons para vender qualquer coisa além de produtos destinados a eles próprios, é claro: carros, peças de automóveis etc.

Volkswagen Jetta - Campanha: Novo Jetta. A melhor parte do caminho, criada pela AlmapBBDO. A namorada pede ao namorado que leve seu Buldogue francês para lavar; no meio do caminho, o cachorro começa a elogiar o carrão do rapaz, para espanto deste. Quando eles chegam ao pet shop, o rapaz diz para a atendente que o cachorro fala. O cachorro então fala o uau uau mais cara-de-pau que eu já vi na TV! O astro deste comercial chama-se Jerry.

Conheça Jerry, o astro da propaganda do Jetta


Cofap
- Campanha: O melhor amigo do carro e do dono do carro. Quem não se lembra do linguicinha da campanha dos amortecedores da Cofap nos anos 90? Cofap virou até sinônimo de Dachshund no Brasil... O nome do astro do comercial era Rodolfo Cebolinha.


Constelações - Grupo de estrelas que ficam próximas uma das outras; o céu está dividido em 88 constelações, sendo que três delas "caninas": Canes Venatici (Cães de Caça), Canis Major (Cão Maior) e Canis Minor (Cão Menor). Sírius, a estrela mais brilhante do céu noturno e que faz parte da Cão Maior, é também o nome de um dos personagens de Harry Potter, Sírius Black, o padrinho de Harry que tem a habilidade de se transformar em cão.
 

Sonho
Boris Levinson

Eu, criança
Tento alcançar as estrelas...
Sírius está tão perto.
Corro à encosta mais próxima
Meus braços sempre curtos demais
Espere até que eu seja um homem adulto!
Agora, estou velho e curvado pelos anos
Acabaram-se as corridas encosta acima, até o topo da montanha
Mas um brilho cálido, firme, vivificante
Me alcança vindo de Sírius... a inatingível
Recolho
Feixes brancos iridescentes e evanescentes de luz de estrela
Para minha viagem de volta a casa
A Sírius, a estrela do cão.


Hariko Inu - Cachorro feito de papel machê e pintado com cores fortes; segundo lenda japonesa, ele traz sorte, saúde e proteção, principalmente para futuras mamães e bebês. No Brasil, parece ser bem menos popular do que o gato Maneki Neko... Leia sobre a lenda do cachorro aqui.


FOTO FOTO


Ideograma para 'cão'

(o animal, não o signo)Horóscopo Chinês - Os 12 animais do horóscopo chinês são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão (Gou em chinês) e porco. São Cães os nascidos nas seguintes datas:
 
 

28/01/1922 a 15/02/1923
14/02/1934 a 03/02/1935
02/02/1946 a 21/01/1947
18/02/1958 a 07/02/1959
06/02/1970 a 26/01/1971
25/01/1982 a 12/02/1983
10/02/1994 a 30/01/1995
29/01/2006 a 17/02/2007

Obs.: O ideograma acima representa o animal, não o signo.


cachorro na cabeçaJogo do Bicho - Sorteio clandestino diário de cinco prêmios aos acertadores de números 0000 a 9999.

Conta-se que a origem deste jogo se deu porque
João Batista Viana Drummond queria ajudar o zoológico do Rio de Janeiro, no início da República; ele criou o sorteio com os animais e a coisa pegou.

O cachorro é o número 5 e as dezenas 17-18-19-20.

Atenção: o Jogo do Bicho é uma contravenção e as pessoas que o praticam ou o promovem são passíveis de punição pela Justiça.



Tobias, o Anjo e o cachorroLivro de Tobias - O Livro de Tobias é um dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento da Bíblia Católica e possui 14 capítulos. Escrito por volta do ano 200 AC, não relata uma história real, pertencendo ao gênero sapiencial, isto é, destinado a transmitir ensinamentos.


A história conta a viagem que Tobias, a pedido de seu pai cego, faz para cobrar uma dívida antiga de Gabael de Ragés. Tobias parte acompanhado de seu cachorro e conta com a proteção do Anjo Rafael (que se apresenta como um jovem que pode ajudar Tobias a encontrar a casa de Gabael); no caminho, ele conhece e se casa com Sara, sua prima. Quando estão chegando de volta em casa, o cachorro vai na frente, todo contente "como um mensageiro": pois além da viagem bem sucedida, o Anjo traz a cura para a cegueira de Tobit.


Tobias 6:1

Tobias partiu, pois, seguido de seu cão, e deteve-se na primeira parada à beira do rio Tigre.

Tobias 11:9

O cão, que os tinha acompanhado durante a viagem, correu então adiante como um mensageiro, e mostrava o seu contentamento fazendo festas e abanando a cauda.


Foto: Pintura de Piero del Pollaiuolo



Pedra do Cão Sentado - Símbolo da cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, esta formação rochosa em forma de cachorro tem 1.111 metros de altitude.

 FOTO FOTO FOTO FOTO


Prêmio VMB/MTV - O troféu do MTV Video Music Brasil é um cão. Para a entrega de prêmios de 2008, a agência de publicidade Loducca criou uma campanha que apresentava a seita DOGMA, fundada por Mestre Clóvis, cujo objetivo era propagar a superioridade canina, afirmando que o homem um dia atingiria a Iluminação ou o Cannis Karma. Até mesmo um website foi criado, bem como um jogo.




VOLTAR